quinta-feira, 5 de maio de 2011

Termas do Vimeiro

Balneário Fonte dos Frades
As Termas do Vimeiro situam-se na Maceira, junto ao rio Alcabrichel. A história destas termas inicia-se com a chegada da civilização romana à Península Ibérica. Na época medieval quem as controlava era frades, daí  o seu nome, Fonte dos Frades. Começaram a ganhar mais prestígio quando a Rainha D. Isabel foi lá curada da sua doença de pele, daí o nome da segunda fonte, Fonte Stª Isabel. Estas duas fontes compõem actualmente as Termas do Vimeiro.
Pensa-se que terão posto o nome de "Termas do Vimeiro" pela proximidade com a aldeia onde se travou a Batalha do Vimeiro, porém nenhuma das fontes se localiza no Vimeiro.
A meados do século XIX as termas já funcionavam, e no fim desse mesmo século iniciou-se a comercialização da Água do Vimeiro, porém a Empresa das Águas do Vimeiro, Lda só viria a ser criada em 1920.
As águas termais curam diversas doenças, como as de pele (acne, dermatoses crónicas, quelóides em cicatrizes, ...), as do aparelho digestivo (colites e patologia hepato-biliar, ...), as do aparelho circulatório (varizes, hemorróidas, enxaquecas, ...) e as do aparelho respiratório (asma, sinusite crónica, ...).

Em 2011 abrirão portas a 10 de Junho e encerrarão a época a 30 de Setembro.
Mais informações em Ô Hotels&Resorts

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário