Joaquim Agostinho foi um importante ciclista português nos anos 70 e 80 do século passado. Joaquim era o quarto filho de uma família modesta de camponeses das Brejenjas, na freguesia da Silveira. Aos 18 anos foi chamado a combater na Guerra Colonial em moçambique, onde participou numa corrida de bicicletas em Vila Cabral, onde ganhou.
Em Abril de 1968, com 25 anos, entrou no Campeonato Regional de Fundo para Amadores. Venceu por cinco anos consecutivos (1969/1974) o Campeonato Nacional de Fundo Individual. Venceu a Volta a Portugal durante três anos seguidos, de 70 a 72. Participou por treze vezes na Volta à França, e em 72 participou na Volta à Suiça. Começou a pedalar pelo Sporting Club Portugal e pela Hoover de Gribaldy em 1971.
No dia 30 de Abril disputava a 5ª etapa da X Volta ao Algarve, quando sofreu um acidente que lhe causou uma fractura craniana. Contudo, conseguiu terminar a prova, mas logo de seguida foi levado para o Hospital de Loulé, onde 10 horas depois acabava por entrar em coma. Morreu dez dias depois, a 10 de Maio de 1984.
Pelo sucesso da sua carreira, em 1978 teve lugar a primeira edição do Troféu Joaquim Agostinho, prova de ciclismo criada em sua homenagem. A competição está organizada por etapas e é disputada anualmente no mês de Julho no concelho de Torres Vedras. Competem ciclistas de várias nacionalidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe o seu comentário